Você Ama,
A Via Terapêutica Cuida!!!


(31) 99951-1010

TIPO DE INTERNAÇÃO

Internação Compulsória

É sempre determinada pelo juiz, não é necessária a autorização familiar, depois de pedido do médico, declarando que a pessoa não tem condições físicas e psicológicas decorrentes do uso de substâncias.

Internação Voluntária

A pessoa solicita a própria internação, consente, e deve assinar uma declaração que optou pelo tratamento. Mesmo assim, deverá ter um familiar consanguíneo participando do tratamento. A alta se dá a pedido do paciente ou pelo médico responsável. A internação voluntária pode tornar-se involuntária, e o paciente não poderá sair do estabelecimento sem autorização.

Internação Involuntária

É quando ocorre sem o consentimento da pessoa, a pedido e autorizado por pessoas consanguíneas – pai, mãe, irmão, tio, avô – e aceito pelo médico psiquiatra. A internação involuntária não é tratamento involuntário. A equipe e a instituição deverão estar preparadas para tornar voluntário o tratamento, levando o paciente a aceitar e entender a necessidade de tratar-se.

Deverá informar em 72 horas, ao Ministério Público do estado, sobre a internação e seus motivos. Ela é necessária quando a pessoa, tomada pela dependência e efeito das drogas, não consegue distinguir o bom do ruim, o certo do errado, o que lhe faz bem e o que lhe faz mal, podendo sofrer consequências graves, inclusive a morte.

Tabela deNíveis deIntensidadedaDependência Química

Leve

Características comuns:

O uso habitual começa a afetar a vida do usuário, porém ainda mantém vínculos importantes como trabalho e estudos, além doseu relacionamento social e familiar estaremrelativamente estáveis.

Comportamento sobre o problema:

Entende que está exagerando e precisa de suporte profissional para controlar a situação. Pode estar motivado à mudança.

Tratamento indicado:

Nestes casos não há necessidade de internar o paciente. Estes vínculos preservados serão fatores importantes para o sucesso no tratamento ambulatorial. Neste modelo, o paciente é atendido individualmente e escolhe os dias e horários. O projeto terapêutico inclui processo de desintoxicação, medicamentos fitoterápicos, psicoterapia , avaliação psiquiátrica e coaching para desenvolvimento de habilidades com foco na carreira profissional.

Moderada

Características comuns:

Falta de comprometimento com horários, trabalho e atividades cotidianas. Abusos exageros no consumo de álcool ou drogas. Sofre alterações de humor repentinas pela abstinência.

Comportamento sobre o problema:

Pode apresentar pré-disposição ao tratamento por incentivo de familiares, amigos ou empregador.

Tratamento indicado:

Há necessidade do afastamento do núcleo de influência e precisa de maior período para desintoxicação, desta forma o tratamento tem a primeira etapa em regime de internação continuada. Em seguida, este paciente recebe o acompanhamento ambulatorial para previnir as recaídas e ter suporte terapêutico para reorganizar sua nova rotina. Em alguns casos é possível a recuperação apenas com o plano de tratamento ambulatorial.

Grave

Características comuns:

Apresenta sinais (físicos e comportamentais) que não pode viver sem usar drogas ou álcool. Negligência total de vida social, familiar e profissional. Perda momentânea da capacidade de decisão e discernimento.

Comportamento sobre o problema:

Rejeita qualquer possibilidade de ajuda profissional. Perda da liberdade de escolha.

Tratamento indicado:

Pode ser necessária a intervenção involuntária com internação continuada. O paciente é levado à clínica por equipe de resgate (própria), em seguida passa por período de desintoxicação, avaliação de médicos clínicos e psiquiatras para reabilitação física e mental. Inicia o projeto terapêutico em atividades com sessões de psicoterapia individual e em grupos. Após a internação, o paciente deve prosseguir seu tratamento com o acompanhamento psicoterapêutico em nossas clínicas ambulatoriais.

  Fale com a Via Terapêutica


(31) 99951-1010

Ou envie um E-mail

Nome
Telefone
E-mail
Cidade/Estado
/
Assunto
Mensagem

Copyright © 2014 - 2021 - Via Terapêutica - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: