Você Ama,
A Via Terapêutica Cuida!!!


(31) 99951-1010

FAMÍLIA

O maior prejuízo e o primeiro problema a ser criado pelo uso da droga são os vínculos com a família. O álcool e a droga afetam o funcionamento do cérebro, mudando a atividade mental do usuário. Isso confunde seus sentimentos, pensamentos, consciência, julgamento e autocrítica. Danos estes que se observam na mudança de comportamento dentro de casa. 

O dependente torna-se desleixado, muda o horário do sono, da alimentação, perde o interesse em diversões e passatempos, isola-se, não consegue conversar e participar dos eventos em família, prefere os amigos e diversões que estejam relacionadas ao uso de drogas. 

A família se desestabiliza e passa a controlar o comportamento do dependente, com raiva, vitimização, chantagem, ameaças, superproteção, brigas e castigos. Todas as tentativas são em vão. O dependente nega o uso, culpa a família, a sociedade, a vida. Acha explicação e justificativa para convencer a família de que é normal o que faz e tenta a conivência para seus comportamentos de uso. 

A opinião da família é dividida. Alguns apoiam seu uso, outros discordam e outros querem ajudá-lo a sair da dependência. Quanto mais dividida a família estiver, mais ele usará disto para justificar e continuar usando, minimizando as consequências e convencendo-os de que parará quando quiser e que sabe o que é melhor para si. 

Somente quando o cansaço de esperar por ele à noite, de aguentar tantas mentiras e manipulações e começar a adoecer de tanta angústia, é que a família decide procurar por tratamento. 

Entretanto, apesar de todo sofrimento, a participação da família durante o processo será fundamental para o sucesso do tratamento. Seguir as recomendações, disponibilidade para mudar os hábitos e investir em uma melhor qualidade de vida, motiva o dependente que, vendo as pessoas que o amam investindo seu tempo para ajudá-lo, faz com que se comprometa ainda mais. 

É necessário vencer a vergonha, o medo de não dar certo, a culpa de ter um familiar doente, a raiva de uma doença incurável e acreditar que só um trabalho em equipe poderá controlar a doença.

  Fale com a Via Terapêutica


(31) 99951-1010

Ou envie um E-mail

Nome
Telefone
E-mail
Cidade/Estado
/
Assunto
Mensagem

Copyright © 2014 - 2021 - Via Terapêutica - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: